2ª Pós-graduação em Conflitos Armados e Direitos Humanos

Sábado, 24 de setembro de 2022

Este Curso visa proporcionar formação especializada na área dos Conflitos Armados e dos Direitos Humanos, contribuindo, assim, para uma preparação teórico-prática de civis e de militares, nestes domínios, assente numa partilha de conhecimentos provinda de diversos quadrantes científicos e empíricos. Observando que a interação entre civis e militares é uma realidade nos conflitos armados atuais e que os direitos humanos são transversais àquela realidade, este Curso pretende contribuir para a promoção de uma plataforma em que civis e militares, quer no corpo docente, quer no discente, possam refletir e partilhar conhecimentos em conjunto.

Organização:

- Instituto Universitário Militar (IUM)

- Ius Gentium Conimbrigae/Centro de Direitos Humanos (IGC/CDH)

Os objetivos gerais do Curso são os seguintes:

-Contribuir para o desenvolvimento de metodologias e capacidade de análise crítica, que possibilitem a compreensão de importantes e complexas temáticas, dialéticas e tensões relacionadas com os conflitos armados e com os direitos humanos.

-Proporcionar o conhecimento teórico e promover o debate sobre os desafios que, atualmente, impendem sobre as operações de paz, a ação humanitária, o direito internacional humanitário, os direitos humanos, a paz e a segurança internacional.

-Assegurar a aquisição de competências teórico-práticas que facilitem a compreensão e a operacionalização das diversas dinâmicas inerentes a estas matérias.

-Preparar para o exercício de funções de liderança ou de assessoria, nestas matérias, em organizações internacionais, órgãos do Estado, empresas privadas, organizações não-governamentais ou no quadro da sociedade civil em geral.